LF Bittencourt

A desigualdade de gênero está matando a economia

Quando o assunto é tecnologia, o que acontece nos Estados Unidos sempre leva um tempo para dar as caras no Brasil. Mesmo sendo um sinal claro de atraso, esse gap permite que nos preparemos para o que está por vir, seja bom ou ruim.

Por lá, pesquisas mostram que o número de vagas abertas é infinitamente maior do que a quantidade de pessoas se formando em computação, o que retarda o crescimento econômico. Um mercado aquecido como esse deveria atrair jovens profissionais, mas o número de mulheres cientistas da computação continua caindo.

Já sentimos essa mesma escassez por aqui. É hora de agir.


The gender gap in computer science is hurting U.S. businesses

A desigualdade de gênero na tecnologia faz com que seja ainda mais difícil preencher as 500.000 vagas abertas nos Estados Unidos. A solução mais simples para a crise é repensar como ensinamos computação à metade tradicionalmente ignorada dos nossos talentos - as mulheres.

Women in tech

As poucas mulheres que se arriscam nas empresas de tecnologia precisam manter uma parede impenetrável de profissionalismo. Como a fundadora de startup Ashley Lewis disse à CBC News, é preciso “ser duas vezes melhor que colegas homens para ganhar o mesmo respeito e confiança”.

The World Wide Web project

A primeira página da web completará 25 anos em 2017, mas você faz ideia de como era “navegar na Internet” naquela época? Pois o CERN recriou a experiência! É tão tosco quanto incrível, principalmente quando lembramos que quase tudo foi feito por uma única pessoa, Sir Tim Berners-Lee.

Planalto publica no Twitter por engano senhas de redes sociais do governo

Essa piada pronta comprova uma máxima: a parte mais insegura de qualquer sistema é a pecinha que fica entra a cadeira e o teclado. Nenhum processo é infalível quando as pessoas não pensam sobre segurança.

Renewing Medium’s focus

Ev Willians criou o Blogger, o Twitter e o Medium, todos produtos fantásticos com modelos de negócio depois-a-gente-pensa-nisso. Se você é ou quer ser empreendedor de tecnologia, fica a lição: tenha uma ideia clara de como ganhar dinheiro com seu produto, desde o começo.

Keep the Internet Weird

Falando em Blogger, muita gente aprendeu HTML, CSS e Javascript trocando dicas sobre como fazer um template bonitão. Mais do que blogs de gosto duvidoso, essa colaboração produziu comunidades amigáveis e ótimos profissionais.

Para encerrar, uma dica de leitura mais densa. Os Inovadores: Uma Biografia da Revolução Digital é um passeio irresistível pelas invenções e personalidades que pavimentaram a revolução digital, desde Ada Lovelace até os criadores do Google. Leitura obrigatória!

Até a próxima semana! 🚀