LF Bittencourt

A história do programador fraudulento

O criador do Stack Overflow Jeff Atwood disse há uns dias que nenhuma senha com menos de 12 caracteres está segura em 2017. Pela Lei de Moore, o poder de quebrar senhas criptografadas dobra a cada 18 meses, ou seja, precisaremos de senhas cada vez maiores!

E senhas maiores, você sabe, são difíceis de lembrar (e de escrever na tela touch do seu smartphone). Precisamos de novas formas de segurança, mas ainda não há substitutos óbvios. Autenticação de dois fatores? Biometria?

Que seja mais prático do que digitar planaltodotemer2016.


A história do programador fraudulento

Quando me perguntam se a profissão de programador deveria ser regulamentada, sempre respondo que, pelo menos nesse sentido, o próprio mercado se regula. Como disse Abraham Lincoln, “você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar a todas por todo o tempo”. PS: não seja o Bryan.

O que é preciso para ser um bom programador?

Resumo em um post-it: seja humilde, escreva bom código e mova-se mais rápido.

Chatbots: uma nova era para as mulheres na tecnologia

O boom dos bots está criando novos cargos como arquiteto e designer conversacionais - combinações de outros cargos já dominados por mulheres. É uma oportunidade inédita de tomar a frente da aposta da década enquanto ela ensaia seus primeiros passos.

Caixas de ferramenta para a mente

Leia o artigo e responda: as linguagens de programação emprestam seus princípios às empresas que as adotam ou é a cultura dessas empresas que determina intuitivamente quais são as linguagens mais adequadas?

Como o inventor do Mario pensa o design de um game

Vídeo curtinho onde Shigeru Miyamoto, designer dos games mais icônicos da Nintendo, fala sobre como ele pensa o design de um jogo. A primeira fase de Super Mario Bros., por exemplo, é uma aula sobre como ensinar a jogar durante o jogo. Uma ótima referência para o onboarding de produtos e aplicações.

Por fim, quero lhe pedir um pequeno favor: encaminhe essa newsletter para pelo menos um amigo na área de tecnologia que possa gostar desses artigos. É um jeito simples de compartilhar boas leituras e uma ajuda valiosa para o projeto. 🙏

Até semana que vem!