LF Bittencourt

AdC #1 Escrever código é difícil

Bom dia!

Antes de mais nada, muito obrigado pelo apoio nessa primeira edição da Além do Código, um lembrete semanal de que é nossa responsabilidade fazer com que o fator humano da tecnologia fique tão bom quanto as ferramentas que estão revolucionando nosso trabalho.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa: conteúdo!


Writing software is hard

Estamos comemorando (merecidamente) que nunca foi tão fácil começar a programar, mas não contamos para os novatos que também nunca foi tão difícil ir além dos primeiros passos. TL;DR: não há atalhos quando se quer dominar algo.

How Terrible Code Gets Written by Perfectly Sane People

Alguns hábitos ruins podem fazer com que até mesmo ótimos programadores escrevam código ruim. Alguns desses fatores extra-código são:

Facebook Doesn’t Tell Users Everything It Really Knows About Them

O Facebook usa algoritmos para categorizar usuários e permitir anúncios extremamente direcionados. Para traçar um perfil ainda mais preciso, ele compra dados de outras empresas, mas os esconde dos verdadeiros donos - os usuários.

Bônus: no Brasil, esses dados são vendidos pela Serasa Experian. Você pode impedir que suas informações continuem sendo comercializadas nesse formulário.

How Artificial Intelligence Will Redefine Management

A inteligência artificial vai cuidar de tarefas administrativas e analíticas, permitindo (e forçando) que gerentes foquem em coisas que só humanos podem fazer. E você? Que tarefas suas serão feitas por um robô em alguns anos? E quais novas coisas você fará ao invés disso?

Tech’s Alcohol-Soaked Culture Isn’t a Party for Everybody

O prestígio social do álcool é ainda maior nas empresas de tecnologia, mas isso não é tão legal quanto parece. Presumir que todo mundo adora beber é mais um gol contra à diversidade no nosso mercado.

Resumes suck. Here’s the data.

Um experimento concluiu que filtrar candidatos a vagas técnicas usando o currículo como único critério de seleção é tão preciso quanto decidir no cara ou coroa.

Isso é tudo, pessoal! Espero que você goste dos artigos e responda esse email se tiver qualquer sugestão ou comentário.

Até a próxima semana!