LF Bittencourt

Aprenda a dizer "não"

Um dos melhores emails que recebi trabalhando no Gongo veio de um psicólogo de Santa Catarina:

Eu possuo uma deficiência visual severa e utilizo recursos de acessibilidade para uso do computador, e o sistema é praticamente 90% acessível ao contrário de outros que tive conhecimento. E por esse fato eu recomendo aos meus colegas e principalmente aos colegas que possuem a mesma dificuldade visual que possuo justamente por ser acessível no sentido de usabilidade.

A acessibilidade torna nossas aplicações melhores não apenas para as pessoas com deficiência, mas para todos os usuários. E no caso do Gongo, isso só aconteceu porque os desenvolvedores disseram “não” a quaisquer tentativas de reduzir o foco na acessibilidade.

Esse email é a prova de que eles estavam certos.


Desenvolvedores: aprendam a dizer “não”

A cultura da positividade #gratidao faz com que seja cada vez mais difícil dizer “não”, mas às vezes é necessário. Por isso, diga “não” sempre que um gerente pedir por um milagre no triângulo custo-tempo-qualidade. Com sorte, você iniciará uma discussão saudável e o resultado será um software melhor.

Intervenção humana nos processos de acessibilidade na web

Existem cada vez mais ferramentas que nos ajudam a verificar os fundamentos básicos de acessibilidade nas nossas aplicações, mas ainda precisamos de pessoas de verdade para tornar nossos sites realmente acessíveis. PS: acessibilidade em páginas web é obrigatória por lei, caso você não saiba.

A Alexa da Amazon pode ser sua amiga?

Desde o primeiro chatbot, criado em 1966, pessoas têm usado assistentes virtuais para amenizar sua solidão. Essa motivação pegou os criadores da Alexa de surpresa, mas eles agiram rápido tornando sua assistente ainda mais habilidosa em causar sentimentos de conforto e intimidade. Lembrou de Her? Eu também.

Por que a linguagem de programação C ainda move o mundo

A linguagem C foi criada para migrar o kernel do UNIX para uma linguagem de alto nível — há 45 anos. Muitas linguagens nasceram desde então, mas o C ainda impera em sistemas operacionais, bancos de dados e até mesmo filmes 3D. Esse post da Toptal explica por que e lista as vantagens de aprender a vovó das linguagens.

Roteiro para virar um(a) desenvolvedor(a) em 2017

Esse repositório é um ótimo exemplo de que o GitHub é muito mais que um grande depósito de código: um roadmap visual para virar desenvolvedor ou desenvolvedora backend, frontend ou DevOps. Ah, mas você precisa de livros grátis? Sem problemas. Prefere ser full stack? Aqui está o caminho das pedras.

Algoritmos na vida real

Se você gosta de problemas matemáticos, esse artigo é um prato cheio: como encontrar sua alma gêmea, o banheiro químico em melhores condições de uso, seu próximo emprego e até o apartamento perfeito usando um único algoritmo. Com vocês, o Problema da Secretária e suas aplicações na vida real.

Para aliviar a barra da Uber aqui na Além do Código, aqui está uma lista curiosa dos itens mais bizarros esquecidos nos carros da empresa.

E não esqueça: se quiser compartilhar algum artigo bacana ou sugerir temas que gostaria de ver aqui, envie um email!

Até a próxima semana! 🐻

— LF