LF Bittencourt

COBOL, MVP, ransomware & culpa

Chegamos à vigésima edição da Além do Código 🙌

Muito obrigado pelo apoio e boa leitura!


COBOL está em toda parte. Quem irá mantê-la?

COBOL foi desenhada por ninguém menos do que Grace Hopper, tem 58 anos e cerca de 220 bilhões de linhas de código espalhadas pelo mundo. Migrações custam caro (em dólares e anos) e os negócios de muitas empresas dependem completamente da linguagem e dos poucos programadores que a dominam.

Até logo, MVP. Olá, Minimum Loveable Product

Produto Viável Mínimo é um conceito popularizado no livro A Startup Enxuta que significa, basicamente, o menor produto possível para validar uma ideia de negócio. A ideia do Produto Amável Mínimo é evitar que boas ideias sejam descartadas porque o protótipo é muito pobre.

Trabalhei muito, dormi pouco, comi mal e me sinto diariamente culpado

“Entramos numa lógica cruel que funciona mais ou menos assim: praticamente não importa o que a gente fez de bom, só importa aquilo que ficou faltando. Tudo o que ficou faltando, grita dentro da nossa cabeça como se estivesse escrito em caixa alta”. Em uma indústria conhecida pelo burnout, vale a leitura.

Herói acidental? Quem ‘parou’ o ataque do ransomware WannaCrypt

Na sexta-feira passada, um ransomware chamado WannaCrypt se espalhou através de 45 mil ataques em 74 países, incluindo o Brasil. Só não foi pior porque um britânico de 22 anos descobriu como parar a propagação — sem querer.

Falando em WannaCrypt, as coisas seriam diferentes se a NSA colaborasse com as empresas para corrigir falhas ao invés de estocá-las em benefício próprio: a brecha explorada pelo ransomware era um dos materiais vazados por hackers em abril.

E não esqueça: se quiser compartilhar algum artigo bacana ou sugerir temas que gostaria de ver aqui, envie um email!

Até a próxima semana! 🚴

— LF