LF Bittencourt

Como é ser "velho" na indústria da tecnologia

No século XVI, o sabão era tão caro que os ingleses tinham uma desculpa padrão para não tomar banho: quanto mais se mexe na sujeira, mais ela fede. Em 2017, dá para dizer a mesma coisa sobre a diversidade na tecnologia: quanto mais lemos sobre, mais claro fica que ela não existe.

Você já reparou, por exemplo, que há um preconceito velado contra pessoas mais velhas? No primeiro artigo que separei para essa edição, você verá que a indústria da tecnologia tem uma preferência clara por jovens, uma escolha perigosa em países como o Brasil, cada vez mais velhos.

Para mudar esse cenário, incluí uma lista com 12 coisas relativamente simples que você pode fazer pela diversidade. Falaremos ainda de bots, do valor excessivo que damos a linguagens de programação e do VisiCalc, o primeiro software de planilhas eletrônicas.

Boa leitura!


On Getting Old(er) in Tech

Você sabia que a média de idade nas principais empresas de tecnologia não passa dos 30 anos? Em uma indústria que tem fixação na juventude, a única forma de ter uma carreira duradoura é preservar a capacidade de aprender e se adaptar. Só assim poderemos desfazer o preconceito de que ser jovem é ser mais capaz.

Tech Diversity: 12 Things Allies Can Do

Qualquer pessoa que lute por mais diversidade na indústria da tecnologia é um aliado. Esse post é um checklist básico do que você pode fazer hoje mesmo para ajudar pessoas tradicionalmente marginalizadas que não podem mudar o estado das coisas contando apenas com seus próprios esforços.

10 things my friends and I are doing to be even better developers in 2017

Todo ano começa com uma enxurrada de resoluções. Quando essas listas são feitas por programadores, é muito comum incluir as tecnologias do momento, a próxima grande onda etc. A lista desse artigo foge do clichê e só tem resoluções sem prazo de validade, coisas simples que você também pode colocar em prática em 2017.

Bots won’t replace apps. Better apps will replace apps.

Falando em onda, agora todo mundo quer um bot. Por isso, designers e programadores precisam superar o hype e criar bots realmente efetivos. Essa belíssima referência explica, entre outras coisas, a diferença entre conversações e interfaces conversacionais. O exemplo do pedido de pizza é fantástico!

Do Programming Languages Matter?

Algumas linguagens tornam algumas tarefas mais fáceis ou mais difíceis, mas o resto é só uma questão de gosto. Conhecer profundamente os fundamentos do desenvolvimento de software é muito mais importante do que pregar o evangelho de uma única linguagem de programação.

Dan Bricklin: Meet the inventor of the electronic spreadsheet

Dan Bricklin programou o VisiCalc, uma espécie de avô do Excel. Nesse TED, ele conta como uma combinação única de formações e habilidades e a vontade de simplificar um trabalho chato o levaram a criar um dos softwares mais revolucionários da história da computação.

Na semana passada, o The Guardian anunciou que a União Europeia está trabalhando para regulamentar a criação e o uso de robôs. Foi impossível não lembrar do detalhe nerd no robots.txt do Last.fm:

Disallow: /harming/humans

Disallow: /ignoring/human/orders

Disallow: /harm/to/self

Será que as leis da robótica escritas por Isaac Asimov há quase 75 anos estarão na regulamentação?

Vejo você na próxima semana! 🤖