LF Bittencourt

Desenvolvimento Orientado a Modinha

Mais cedo ou mais tarde, acho eu, todo programador chega à mesma conclusão: é impossível acompanhar a evolução da tecnologia. Tentar ficar a par de todas as atualizações é uma missão fadada à frustração.

Já que nosso tempo é limitado, como distinguir o que é modinha e o que realmente vale a pena acompanhar? É uma linha tênue, e o que é hype para você pode ser a solução perfeita para outra pessoa.


Desenvolvimento Orientado a Modinha

Programadores adeptos do Hype Driven Development adotam novas tecnologias como React, microserviços e NoSQL pelo buzz, não necessariamente por acelerar de fato o desenvolvimento. Post um pouco amargo e bastante polêmico — leia com calma e tire suas próprias conclusões.

Isso escala? Quem se importa!

Se preocupar demais com possíveis problemas de escala pode ser sinal de algo bem mais preocupante: um modelo de negócios frágil. “Se certifique de conseguir os visitantes certos ao invés de quaisquer visitantes e mantenha um olho no funil”. Ótimo para os muitos programadores que são fundadores técnicos de startups.

Falhas épicas: 11 infames bugs de software

Há bugs cobrindo o telhado / Embaixo do meu travesseiro / Há bugs por todos os lados / Há bugs em tudo o que eu vejo. Depois de ver essa lista, você nunca mais publicará software sem testá-lo exaustivamente. São falhas que atraíram publicidade negativa, custaram bilhões de dólares e, infelizmente, até mataram pessoas.

Como aprender a programar é como estar sozinho em Marte

Com vocês, o Método Mark Watney: manter um grande objetivo em mente e trabalhar em tarefas menores e mais fáceis de gerenciar aumenta drasticamente suas chances de completar um projeto — seja aprender uma linguagem de programação ou sobreviver. PS: contém spoilers de Perdido em Marte.

O que fazer quando seus colegas ficam indiferentes e não confiáveis

Você começa um projeto empolgadíssimo, com infinitas possibilidades de criar e muitas coisas a aprender. Com o passar das semanas, surgem pedras no caminho e o entusiasmo diminui. Seja você programador ou gerente, saiba o que mudar no ambiente e na condução do projeto para evitar esse caminho perigoso.

Para fecharmos com bom humor, veja como salvar a princesa em 8 linguagens de programação. Se você gosta de PHP, melhor não clicar. 👸

E não esqueça: se quiser compartilhar algum artigo bacana ou sugerir temas que gostaria de ver aqui, envie um email!

Até a próxima semana!

— LF