LF Bittencourt

Estimativas de tempo de desenvolvimento não funcionam

Spoiler: essa edição contém russos e gatos. Imperdível.


Por que estimativas de tempo de desenvolvimento de software não funcionam e abordagens alternativas

Se “em 99.99% do tempo, projetos estão atrasados por causa de estimativas incorretas e não por causa de problemas de desenvolvimento”, como definir deadlines e medir progresso sem os conhecidos “chutes” de horas?

Por dentro da caçada ao hacker mais notório da Rússia

Há duas edições vimos que a tecnologia está na raiz de quase todos os crimes sérios. Evgeniy Bogachev, por exemplo, é o gênio russo que programou uma botnet responsável pelo desvio de 100 milhões de dólares. Parece filme de ação sobre a guerra fria, mas é uma história real irresistível de tecnologia usada para o mal.

Não consegue resolver aquele problema de programação? Vá dormir (ou dê uma caminhada)

Esse artigo coloca um pouco de ciência sobre o que muita gente já sabe: muitos problemas de programação só são resolvidos após uma boa noite de sono, uma caminhada ou qualquer outra forma de dar um tempo.

Uma retrospectiva de carreira — 10 anos trabalhando em tecnologia

Uma década na indústria da tecnologia é tempo suficiente para aprender muitas coisas além de código. No caso de Amy Wibowo, são coisas como trabalhar em projetos completamente diferentes e enfrentar a falta de diversidade — sem perder o encanto pela tecnologia.

Sendo programador depois dos 40

Falando em retrospectivas de carreira, é impossível não citar esse post sensacional de Adrian Kosmaczewski. Ele tem mais de 40, ainda desenvolve software e compilou várias dicas valiosas para ter uma carreira feliz, falando desde hypes até desigualdades no mercado de trabalho. Versão pt-BR aqui.

Lições de design thinking dos nossos gatos

Gatos têm muito a nos ensinar, inclusive quando o assunto é resolver problemas. Seja para o design thinking ou mesmo o desenvolvimento de software, são grandes lições com uma dose generosa de bom humor.

E assim encerramos a edição dessa semana. Como de costume, se quiser compartilhar algum artigo bacana ou sugerir temas que gostaria de ver aqui, envie um email!

Até a próxima semana! 🐾

— LF