LF Bittencourt

Hoje é um dia para refletir

Hoje é Dia Internacional da Mulher, uma data para celebrar as lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho e refletir por que, em um país com 51,5% de mulheres, só 10% delas estão nos comitês executivos das grandes empresas.

Na indústria da tecnologia, os números são ainda piores. Na contramão de todos os outros cursos, a computação forma cada vez menos mulheres, aumentando o abismo da desigualdade de gênero e chegando ao paradoxo de encolher a economia.

A boa notícia é que o número de aliados está crescendo e já podemos vislumbrar um futuro melhor para nossas meninas. Os esforços pela diversidade estão finalmente acordando a academia e a indústria.

Como disse Hillary Clinton, o futuro é feminino. Precisa ser.


Mulheres estão em apenas 37% dos cargos de chefia nas empresas

A desigualdade de gênero no Brasil em números, muitos números. Encare como uma prova matemática de que ainda temos um longo caminho a percorrer até que as mulheres tenham uma participação justa no mercado de trabalho. Em todas as indústrias, em todos os níveis hierárquicos.

As programadoras do ENIAC apagadas da história da computação

Na computação, a desigualdade tem raízes de 70 anos. A história incrível das seis programadoras do ENIAC, o primeiro computador de uso geral, é um exemplo triste de como as mulheres são tratadas na tecnologia.

Por que todos nós deveríamos ter uma renda básica

Já que os robôs vão assumir os postos de trabalho meramente operacionais, vários países estão discutindo a ideia de uma renda básica universal a todos os cidadãos. Leia com calma e me diga: é uma muleta temporária para ajudar quem mais precisa ou um paliativo que não resolve, de fato, o problema dessas pessoas?

A máquina do amor de Christopher Strachey nos anos 1950

Você sabia que um dos precursores da inteligência artificial foi uma… máquina que gerava cartas de amor? Quando cientistas e matemáticos usavam computadores para fins exclusivamente numéricos, Christopher Strachey os ensinou a “falar” — cheios de amor e ironia.

Programadores estão confessando seus pecados de código para protestar contra um processo seletivo quebrado

Sempre detestei fazer “testes práticos” no papel durante processos seletivos. Afinal de contas, quando o bicho pega na vida real, é ao Google e ao Stack Overflow que recorremos, não é? O criador do Ruby on Rails e uma galera concordam.

Por que programadores de computador deveriam parar de chamar a si mesmos de engenheiros

TL;DR: porque engenheiro é quem fez engenharia ¯\_(ツ)_/¯

E assim chegamos ao fim da décima edição da Além do Código, pertinho da marca de 100 leitores! Muito, muito obrigado por apoiar o projeto!

E não esqueça: se quiser compartilhar algum artigo bacana ou sugerir temas que gostaria de ver aqui, envie um email!

Até a próxima semana! 👩

— LF