LF Bittencourt

O fim do código

A indústria da tecnologia muda todos os dias e exige atualização. Seu framework favorito, a linguagem de programação que você domina, suas ferramentas — tudo pode ficar velho do dia para a noite.

Por outro lado, a programação em si não teve mudanças drásticas nas últimas décadas. Nosso melhor código ainda tem ares de C, mas esse cenário pode estar com os dias contados.

Com o aprendizado de máquina, programadores poderão deixar de ser criadores onipotentes para se tornarem algo como pais ou treinadores de cachorro. Será, no mínimo, interessante.


Logo não programaremos computadores. Nós os treinaremos como cachorros

Vivemos um “determinismo baseado em regras, um senso de que as coisas são produto de suas instruções fundamentais. O aprendizado de máquina sugere o contrário, uma visão de fora para dentro em que código não determina sozinho comportamento, mas comportamento também determina código”.

O impacto que o GitHub está tendo na sua carreira agora mesmo

Esse post mostra como trabalhar em projetos de código aberto pode ser um grande diferencial de carreira. A ideia básica é criar uma “reputação portátil” e não depender somente das contribuições feitas aos repositórios privados da empresa para a qual você trabalha — temporariamente.

Como ensinamos dezenas de refugiados a programar e então os ajudamos a conseguir vagas de desenvolvedor

Conheça a belíssima história do HackYourFuture, um projeto nascido na Holanda que ensina programação a refugiados nos até 18 meses em que eles vivem em acampamentos provisórios esperando por asilo.

O preço psicológico do empreendedorismo

É ótimo olhar para os unicórnios do Vale do Silício, mas não dá para ignorar o lado (infelizmente) mais provável da jornada empreendedora: “é hora de ser honesto sobre como isso pode ser brutal”.

O mítico desenvolvedor full stack

Artigo curtinho, direto ao ponto. Ser um desenvolvedor de “pilha cheia/completa” depende er… de que pilha, exatamente, estamos falando. O autor defende que evoluir na arte de descobrir rapidamente o que é necessário é mais importante do que se enquadrar nessa ou naquela caixinha.

Diretrizes para construir softwares que farão pessoas lhe odiarem

Um prato cheio para quem gosta de ironia. TL;DR: “se você não construir coisas que as pessoas precisam e não ajudá-las, haverá ódio”.

Você faz freelances? Já ficou sem receber por um trabalho? Hora de relembrar do velho e sempre ótimo Pague Meu Freela.

E não esqueça: se quiser compartilhar algum artigo bacana ou sugerir temas que gostaria de ver aqui, envie um email!

Até a próxima semana! 🔮

— LF