LF Bittencourt

Pare de dizer que você aprendeu a programar sozinho

Outra historieta pessoal: há algum tempo, perguntei a uma fundadora de startup se ela podia dar detalhes técnicos do seu produto, me desculpando antecipadamente se estivesse “pedindo demais”. Ela respondeu:

— Na verdade, fui eu que escrevi todo o código.

Sem perceber, sequer considerei a possibilidade de ela ser a programadora, pois fugia ao estereótipo enraizado nas nossas cabeças.

Por isso, repita comigo: toda pessoa pode ser programadora.


Vou parar de dizer que aprendi a programar sozinha aos 10 e talvez você devesse também

Histórias de pessoas que aprenderam a programar sozinhas quando ainda eram pré-adolescentes são bastante comuns. De certa forma, isso nos coloca no mesmo grupo de outros talentos “natos” como músicos e atletas. Quando não mencionamos as pessoas que nos ajudaram, porém, outros que não têm o mesmo suporte social podem achar que computação não é pra eles. Repense.

Pare de ficar tão surpreso: como microagressões reforçam estereótipos na tecnologia

“Você não parece um programador” é uma microagressão, mesmo dito em tom de brincadeira. Se o interlocutor já ouviu o bastante, talvez essa seja a gota d’água para que ele conclua que não tem o perfil necessário para programar.

Estamos quebrando a internet?

A internet foi projetada para ligar computadores ao redor do mundo, mas a popularização da nuvem está recentralizando grandes porções da rede em apenas três plataformas: Amazon, Microsoft e Google. Com as falhas recentes da AWS e da Cloudflare, está na hora de repensar os conceitos de confiabilidade e escalabilidade.

E quando é o conteúdo que é centralizado em apenas três plataformas? Facebook, Twitter e Medium são tão grandes que precisam de muito dinheiro para funcionar, um investimento que obviamente cobra retorno. Por isso, não se iluda: esses serviços priorizam cliques, não necessariamente bom conteúdo.

Administrando um negócio com peitos: as coisas que eu nunca digo

Jesse Genet é uma CEO americana e publicou uma lista com 5 coisas que você deve fazer para tratar uma mulher de negócios com mais respeito. Se você não clicar, pelo menos anote o item mais importante: não questione sua ambição.

As formas comprovadas pela ciência pelas quais a música afeta seu cérebro e produtividade

Seja para dar aquele gás ou apenas isolar o barulho, ouvir música faz parte do nosso dia-a-dia. Esse artigo dá dicas científicas para encontrar as melhores músicas para cada tipo de tarefa e ainda sugere 11 artistas para ouvir enquanto trabalha. Aproveito para sugerir mais duas: Mogwai e Tides From Nebula 🤘

Você também fica de cara quando lhe pedem para consertar um computador ou impressora? Com esse cartão, seus problemas acabaram.

E não esqueça: se quiser compartilhar algum artigo bacana ou sugerir temas que gostaria de ver aqui, envie um email!

Até a próxima semana! 🐬

— LF