LF Bittencourt

Por que você deveria ter (pelo menos) duas carreiras

Estou escrevendo essa introdução da minha cidade natal, no interior do Rio Grande do Sul. Meu plano de dados não funciona e meu notebook não passa de uma grande máquina de escrever. Efeitos da nuvem.

De certa forma, gosto desse choque de realidades. Me faz pensar em quanta gente ainda depende de conexões precárias e se minhas aplicações funcionam nessas condições.

Às vezes é preciso sair da nossa bolha de monitores gigantes e banda larga e se colocar no lugar dos usuários. Literalmente.


Por que você deveria ter (pelo menos) duas carreiras

Kabir Sehgal está certo de que uma segunda carreira não tirará seu foco. Segundo ele, acontecerá o contrário: você se sentirá muito mais realizado, fará novos amigos e essa interdisciplinaridade poderá gerar inovação de verdade. Se pensarmos que o computador nasceu de um tear, faz sentido.

Empregados de tecnologia pedem demissão principalmente por causa de ambientes de trabalho injustos, diz estudo

Um estudo concluiu que as quatro maiores causas de pedidos de demissão na tecnologia são práticas injustas de gestão de pessoas, estereotipagem, assédio sexual e bullying/hostilidade. Para ver o problema sob um outro ponto de vista, aqui vai a fatura: 16 bilhões de dólares de prejuízo todos os anos.

A primeira linguagem que todo programador deve aprender

Saiu na semana passada o vídeo da minha talk no último RSJS. Aproveitei a oportunidade para falar sobre inglês. Há um punhado de exemplos onde saber a língua franca da tecnologia faz uma grande diferença, de situações do dia-a-dia a oportunidades de carreira. Se você prefere ler, aqui está a versão em prosa.

As cidades high-tech do futuro serão completamente solitárias?

Você já reparou que os smartphones estão fazendo com que espaços de convivência como o café virem espaços de isolamento mútuo? Se isso é só a ponta do iceberg em direção às cidades inteligentes, fica a questão: será que tanta tecnologia será suficiente para satisfazer nossas necessidades sociais?

SQL tem 43 anos — aqui estão as 8 razões pelas quais ainda a usamos hoje

Depois de dissecarmos por que a linguagem de programação C ainda move o mundo, chegou a vez de falarmos de outra vovó: a SQL. Depois de tanto tempo, por que ela ainda reina quando o assunto é banco de dados? TL;DR: ela simplesmente funciona e é muito, muito boa no que faz.

Coletando dados? Comece com “Por quê?”

Como programador ou programadora, você é a “última linha de defesa contra práticas potencialmente perigosas e antiéticas”. Se o software que você escreve coleta dados pessoais dos seus usuários, garanta que essas informações sejam 1) realmente necessárias e 2) tratadas com o devido cuidado.

Por fim, a piada pronta da semana: reza a lenda que um programador passou seis anos fingindo trabalhar e só então foi pego e demitido.

Não esqueça: se quiser compartilhar algum artigo bacana ou sugerir temas que gostaria de ver aqui, envie um email!

Até a próxima semana! 🍒

— LF