LF Bittencourt

Sobre desacelerar, cavalos e hackers

Os artigos desta edição me fizeram refletir bastante nos últimos dias. Espero que você aproveite a leitura e também consiga traçar paralelos úteis entre eles e seu dia-a-dia.


Slow the fuck down

Você não tem tempo para nada durante o dia e chega em casa exausto e com a sensação de não ter produzido absolutamente nada. Soa familiar? Respire: esse artigo é para você. Leitura difícil e obrigatória se você não quer sacrificar sua saúde para fazer dinheiro (e então sacrificar dinheiro para recuperar sua saúde).

Os carros salvaram nossas cidades dos cavalos?

Gostamos de acreditar que revoluções tecnológicas acontecem de forma rápida e suave, mas essa é a versão da história contada pelos vencedores. Nada acontece sem engenharia social. Assim, será que os carros autônomos são mesmo a solução para a eterna hora do rush das nossas ruas?

Um ataque sem precedentes sequestrou toda a operação online de um banco brasileiro

Esse artigo da Wired foi bastante comentado na semana passada. Ele conta como hackers conseguiram acesso à conta do Banrisul no Registro.br e apontaram todos os domínios do banco para réplicas maliciosas, coletando dados do home banking, caixas eletrônicos e pontos de venda durante toda a tarde do dia 22 de outubro.

A web parece uma merda

Popups pedindo seu email antes de mostrar qualquer conteúdo, sites como a Wired dando piti se você não desligar o adblocker, anúncios de todos os tipos, vídeos que tocam sozinhos, trackers, botões de compartilhamento, conteúdos relacionados. Por que estamos fazendo da web um lugar tão desagradável?

Como nós podemos inspirar mais crianças a aprender uma linguagem de programação

“Se uma criança ler as definições atuais de programação e esportes lado a lado, é seguro assumir que ela escolheria esportes em 9 a cada 10 vezes. Nós devemos mudar o estigma que rotula programar como um passatempo nerd e solitário e mostrar às crianças o verdadeiro potencial da programação quando pessoas colaboram entre si e exploram ideias.”

Para fechar, uma menção tardia mas totalmente necessária: Tim Berners-Lee, o homem que tornou possível a Além do Código e toda a web como conhecemos, ganhou na semana passada o Prêmio Turing, uma espécie de Prêmio Nobel da computação. Justíssimo.

E não esqueça: se quiser compartilhar algum artigo bacana ou sugerir temas que gostaria de ver aqui, envie um email!

Até a próxima semana! 🍂

— LF