LF Bittencourt

Um ano muito, muito estranho na Uber

Ah, o smartphone…

É graças a ele que aquela tia distante pode enviar frases motivacionais no grupo da família, você sai de casa sabendo se vai chover e tem um motorista particular parado na porta da sua casa. Um aparelhinho revolucionário, sem dúvidas.

Por outro lado, é triste saber que essa mesma caixinha mágica cria empresas desumanas, aumenta nossa ansiedade e nos distrai mesmo quando não podemos nos distrair.

O smartphone está em pelo menos metade dos artigos desta edição. Meio invisível, como toda boa tecnologia.

Boa leitura!


Refletindo sobre um ano muito, muito estranho na Uber

A ex-engenheira da Uber Susan Fowler escreveu um artigo contando como o assédio sexual é rotineiramente abafado pelo RH da empresa, principalmente quando o agressor é um funcionário “de alta performance”. Mais uma evidência de uma cultura tóxica que premia o crescimento a qualquer custo.

Como achar tempo para ler me fez sentir menos ocupado

Estamos cada vez mais ligados a nossos smartphones, rolando timelines durante o almoço e distraídos com tantas notificações. O efeito colateral dessa enxurrada de informação fácil é a falta de foco, e a solução pode ser uma mídia bem mais tradicional: o bom e velho livro.

Como virei uma pessoa da manhã (e porque fiz essa mudança)

Falamos na edição #5 sobre as pessoas que produzem mais à noite. Esse artigo é um relato incomum de uma dessas night owls que virou uma pessoa da manhã. Se você já cogitou essa mudança, aqui está um bom ponto de partida.

Primeiros números da Operação Serenata de Amor

A Operação Serenata de Amor usa inteligência artificial para identificar sinais de corrupção nas contas públicas brasileiras. Em janeiro, eles abriram 587 chamados na Câmara dos Deputados questionando 971 reembolsos de 216 parlamentares. Apenas 62 receberam alguma resposta.

O guia condensado para conduzir reuniões

Não há nada mais frustrante que uma reunião improdutiva. Por isso, esse guia lista 7 cuidados simples para evitar a sensação de tempo perdido, incluindo chamar o menor número possível de pessoas e proibir o uso de devices.

80% dos empregos de TI podem ser substituídos por automação

Você trabalha com tecnologia e estava certo de que a automação só acabará com funções estritamente operacionais, certo? Não é bem assim. Segundo o fundador da Sun, 80% dos empregos da TI-infraestrutura terão o mesmo fim.

Para fecharmos essa edição com chave de ouro, se divirta com esses anúncios de computador dos anos 90. Old but gold!

Bom carnaval & até semana que vem! 🎭