Uma newsletter para programadores que não contém programação
Ou “Por que criei uma newsletter semanal sobre diversidade, ética e tudo mais, menos desenvolvimento de software”.
Foto de Tim Marshall
Em setembro de 2016, dei uma vida nova a meu velho domínio e comecei a escrever um blog. Na época, estava relendo Being a Developer After 40 e percebi que o autor Adrian Kosmaczewski tinha adicionado um prólogo agradecendo a repercussão do artigo e colocando links para todas as versões traduzidas do post. Como não havia tradução para o português, decidi que essa era uma ótima forma de começar um blog.
De lá para cá, escrevi um artigo sobre a primeira linguagem que todo programador deve aprender, contei a história das programadoras do ENIAC e até dei dicas de como se comunicar com clareza usando conceitos de marketing digital. O que une todos esses artigos é a relação direta com o desenvolvimento de software, mas passando longe de trechos de código ou tutoriais sobre a tecnologia do momento.
Essa linha editorial não foi um acaso. Sempre acreditei que bons desenvolvedores de software são aqueles que fazem muito mais do que apenas programar bem. Afinal de contas, há uma infinidade de coisas além do código que precisam da nossa atenção se realmente queremos melhorar essa indústria de paradoxos, onde empresas de ponta humilham seus colaboradores e mulheres são marginalizadas.
Por isso, resolvi criar a Além do Código, uma newsletter semanal com links e comentários sobre os melhores artigos que eu encontrar sobre diversidade, ética, privacidade e outros assuntos não-técnicos ligados à tecnologia. Entre várias ótimas newsletters de tecnologia com enfoque mais técnico, espero que seja um lembrete de que podemos — e devemos — fazer mais.